10 de abril de 2013

Pão Integral saudável

Pão integral saudável




Que tal um lanche da tarde? Pãozinho quentinho, feito na hora com uma manteguinha derretida e um chá?


Ingredientes:
 
- 30g de fermento biológico;
- 2 colheres de açúcar comum ou mascavo;
- 3 copos de água;
- 1 copo de óleo;
- 1 colher de chá de sal;
- 2 kg de farinha integral;
- Linhaça ou nozes ou grãos de sua preferência.

Modo de preparo:

Coloque o fermento biológico em um pouco de água com as colheres de açúcar diluídas em uma vasilha a parte. Deixe uns minutos para que dissolva todo o fermento. Em seguida junte, em uma bacia grande, a água, o sal, o óleo, o fermento, a linhaça, ou qualquer outro grão, e misture com um fuê.

Aos poucos, adicione a farinha integral e com o fuê misture bem enquanto for possivel para nao formar grumos. Quando começar a ficar pesada a massa, deixe o fuê de lado e comece a misturar com as mãos. O ponto do pāo em relação à quantidade de farinha é colocar a farinha até que a massa já não grude mais na mão. Não coloque muita farinha para a massa não ficar muito densa e dura. Nesta fase, coloque a massa em uma mesa limpa para dar mais trabalhabilidade.

O segredo do pāo está no tempo em que ele será sovado. Então amasse bem, durante um bom tempo. Sovando bastante a massa. Deixe descansar por 1h em uma bacia coberta por um pano úmido em local quente (ou perto do forno na cozinha, caso esteja quente ou deixe no sol). Depois de descansada, é esperado que aumente o volume em 2 vezes o tamanho inicial e deve ser sovada novamente para que se consiga um pão fofinho. Após a segunda sovada, enrrole o pão no formato que será assado. E deixe descansado novamente em um local quente.

Pão integral saudável.
Quando fiz, formei pãezinhos de 135g cada, o que me rendeu 24 und.. Para assá-los, foram necessárias duas fornadas à 205°C durante 40 min.. Depois de assados os pães persaram 125g cada.  Entretanto, sugiro que sejam feitos pães de menos de 100g, lembrando que um pãozinho francês comprado em padaria é feito com 50g cada.