1 de agosto de 2012

Patacones Colombianos


Recebi de meus amigos colombianos, Maya e Alejandro, um convite para apreciar os famosos e típicos patacones colombianos que há muito tempo a Maya me dizia. Patacones são basicamente troços de banana da terra fritos, mas feita de um modo muito especial, e pra minha surpresa, foram muuuiiitttooo melhores que eu esperava! Saborosíssimos! Além do mais, eles capricharam nas opções de recheios. Colocaram guacamole, molho de tomate preparado em casa com bastante cebola e queijo mussarela ralado e um suco de morangos para completar o jantar. Hummm... Deliciosos! 

Para falar um pouco de cultura, o patacon é um prato muito típico da Colômbia, Venezuela e outros países da região norte da América do Sul. É feito com a banana da terra bem verde, mas pode também ser feito com a banana da terra mais madura, que confere a ela um sabor mais adocicado.

Agradeço o convite, queridos amigos e dedico esta postagem a vocês dois. Vai aqui a receita:
Patacones colombianos e recheios.
Ingredientes para os patacones:
  • Banana da terra verde;
  • Limão;
  • Gengibre;
  • Alho;
  • Sal.

Para prepará-los, corte em pedaços grandes a banana da terra verde e frite-os em óleo quente. Prepare enquanto isso um tempero de sal, alho, gengibre e limão a gosto. Depois que os pedaços de banana estiverem fritos, amasse-os com algo plano. No caso, o Alejandro utilizou um prato mesmo, assim, a banana se abria e formava como um pão sírio.

Depois de abertos, mergulhe-os no tempero de limão e gengibre preparado e, em seguida, volte os patacones para a frigideira e frite-os novamente até que dourem. Dica: quanto mais fino ficarem os patacones, mais crocantes ficarão, como o detalhe da foto abaixo.

Patacon.

Para servi-los, prepare um molho de tomate bem cremoso com sal e cebola e ervas e/ou guacamole e/ou  queijo, como eles fizeram. Ficou simplesmente divino! E já estou pensando quando será o próximo dia que comerei patacones novamente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário