31 de julho de 2012

Arroz de tomate com funghi e frango grelhado ao molho de iogurte com azeitonas

Olá a todos, dessa vez vou escrever sobre um almoço que preparei num domingo destes e que foi uma experiência curiosa. Quando estive em Portugal, aprendi a fazer o que me apresentaram como arroz de tomate, que é bem saboroso e que seria como um risoto de tomate, mas sem utilizar o arroz arbóreo. Então, depois de um dia criando uma ideia resolvi criar o prato de arroz de tomate e servi-lo com um grelhado. Minha intenção no momento era servi-lo com um peixe, mas não era um bom dia para ir comprar peixe então acabei substituindo-o pelo frango.


O bom é que é bem rápido de se fazer, demora apenas o tempo do cozimento do arroz se você souber administrar bem a cozinha!
O improviso teve que ser feito para a foto, mas ficou muito gostoso.
Para a receita precisa-se de:
  • Arroz agulha (comum);
  • Tomates frescos;
  • Cebola e alho;
  • Azeite;

Dicas na cozinha: Sempre que se iniciar o preparo de qualquer refeição, coloque água em uma chaleira para ferver, assim, sempre que for necessário utilizar água já a terá quente e diminuirá o tempo de preparo.

Bom, voltando ao modo de preparo do prato.

Coloque o funghi seco em água quente para que hidrate e solte o caldo. Este caldo será utilizado no preparo. Pique bem a cebola e o alho para que fiquem bem miúdos. Pique também o tomate em tamanhos pequenos  e reserve.

Em seguida, coloque em um panela o azeite e o deixe esquentar para em seguida acrescentar a cebola e o alho picados para dourar. Adicione o tomate, sal e ervas a gosto. Gosto muito de colocar Ervas de Provance.

A ideia é basicamente fazer um molho de tomate. Neste molho de tomate, acrescente o arroz para que seja cozido nele. E adicione a quantidade de água necessária para cozinhar o arroz. Aproveite aí  a água do funghi que já terá hidratado e utilize, caso tenha, caldo de legumes (fundo). Pique o funghi e acrescente no arroz. Deixe-o cozinhar.

Para o frango ou peixe, coloque a manteiga clarificada com ervas numa frigideira. Sendo frango, use os bifes mais altos para que se mantenha tenro. Frite-o apenas uma vez de cada lado acompanhando para que fique no ponto desejado. Adicione pimenta-do-reino e sal quanto estiver quase pronto o bife, dessa maneira ele soltará o caldo apenas na hora de servir.

Molho de iogurte com azeitonas:

Para completar a receita, adicionei o molho de iogurte com azeitonas, que consistiu basicamente na adição de um pouco de sal no iogurte e azeitonas pretas portuguesas picadas bem miúdas. O iogurte levemente ácido deu um sabor muito especial ao prato.
E o resultado foi este, um pouco improvisado, foi o que deu pra arrumar porque a fome já estava absurda. Pena que não tirei foto do prato com o molho de iogurte, mas fica a dica: é muito bom! E para quem tentar, bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário